O que é o Azure?

O Microsoft Azure é a oferta de nuvem pública da Microsoft que permite criar, implementar, operar e monitorar serviços (IaaS, PaaS e SaaS – Entenda os termos, clicando aqui!) baseados em nuvem.

O Azure também pode ser usado em conjunto com várias soluções da Microsoft, como o System Center, com isso, é possível por exemplo, estender o Data Center atual de uma empresa em uma nuvem híbrida (Data Center físico da empresa + Azure) que expande a capacidade atual deste Data Center e fornece recursos além do que poderia ser fornecido por um ambiente on-premises (Ambiente totalmente local).

 

Possíveis utilizações do Azure

O Azure oferece uma enorme gama de serviços e recursos. Por exemplo, é possível utilizar os serviços de computação (Azure Virtual Machines) para criar uma rede de servidores virtuais para que hospedem uma aplicação, bando de dados ou solução personalizada. Este cenário é definido como IaaS, pois será necessário que o cliente mantenha a infraestrutura dos servidores, igualmente como faria em seu ambiente on-premises.

Outros serviços podem ser caracterizados como PaaS, já que não é necessário manter, por exemplo, o IIS em sua última versão ou os patches do SQL em dia para uma aplicação Azure Web Apps ou um banco de dados SQL no Azure SQL Databases. Já que esta responsabilidade será da plataforma Azure.

Um exemplo de SaaS no Azure, seria o Operations Management Suite, que é configurado e acessado através de serviços do Operational Insights. Neste cenário, basta configurar as ferramentas de gerenciamento e conectar-se aos serviços que deseja gerenciar via Azure, portanto nenhuma infraestrutura local e necessária ou precisa ser gerenciada. O Azure é responsável por tudo isso e fornece acesso direto ao software de gerenciamento.

O Microsoft Azure fornece muitos serviços que se enquadram em contextos IaaS, PaaS ou SaaS e esses serviços estão constantemente sendo adicionados e evoluindo.

 

Outros recursos do Azure

 

 

 

 

 

 

Verificaremos aqui outros recursos importantes para a gerência do Azure como um todo.

Azure Marketplace

O Azure Marketplace é uma loja de aplicativos e serviços on-line que atualmente oferece imagens de máquinas virtuais, extensões de máquinas virtuais, APIs, aplicativos, serviços de aprendizado de máquinas e serviços de dados. Você pode pesquisar e comprar soluções de uma ampla gama de startups e fornecedores independentes de software (ISVs).

VM Depot

O VM Depot é um catálogo baseado na comunidade de imagens de máquinas virtuais de código aberto que você pode implantar diretamente no Azure. O VM Depot está disponível através do Microsoft Open Technologies.

GitHub

O GitHub é um serviço de hospedagem de repositório Git baseado na web que é gratuito para uso em projetos públicos e de código aberto. Existem várias opções pagas para empresas e equipes que querem um maior grau de controle sobre seus projetos.

Azure Trust Center

Se você investir em um serviço em nuvem, você deve ser capaz de ter confiança de que os dados do seu cliente estão seguros, a privacidade dos dados esta protegida e deve estar compliance com regulamentos governamentais.

Dê uma olhada no Azure Trust Center, onde encontrará recursos técnicos, whitepapers e perguntas freqüentes.

 

Considerações sobre como mover para um modelo de nuvem

Fornecer a terceiros seus dados e informações confidenciais do negócio requer muita confiança, normalmente, as empresas levam tempo para construir um relacionamento com provedores de nuvem e avaliar a sua confiabilidade e capacidade de entregar o que prometem. A recomendação e pesquisar por cases reais além dos certificações do fornecedor de nuvem.

Baixe aqui a documentação de compliance do Azure.

 

Pessoal, essa é uma introdução ao Azure, nos próximos posts seguiremos falando sobre os recursos desta poderosa plataforma de nuvem, dúvidas, comentem!

Abraços.

 

INFO: O Microsoft Azure era anteriormente conhecido como Windows Azure® e muitas ferramentas herdadas e artigos de documentação ainda usam esse nome.

Para maiores informações:

Microsoft Azure: https://aka.ms/openedx-Azure214x-az01
Azure Virtual Machines: https://aka.ms/openedx-Azure214x-az03
Azure Web Apps: https://aka.ms/openedx-Azure214x-az5
Azure SQL Databases: https://aka.ms/openedx-Azure214x-asd

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s